
Anorexia Nervosa
A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que pode colocar a vida da pessoa em risco, na medida em que se caracteriza pela recusa em manter um peso corporal minimamente normal ou esperado para a idade, sexo, altura e contexto de vida e em muitos indivíduos uma percepção distorcida da própria imagem corporal.
Indivíduos que sofrem desse transtorno têm um medo intenso de ganhar peso, o que os leva a adotar comportamentos alimentares restritivos extremos, resultando em uma ingestão calórica insuficiente para sustentar as necessidades do corpo, fazendo assim com que seja inevitável a perda de peso. As pessoas que sofrem de anorexia nervosa sentem fome, mas não se permitem saciá-la.
O medo intenso de ganhar peso ou de engordar se mantém mesmo quando o peso corporal já está abaixo do mínimo recomendável. Isto significa que a pessoa que sofre de anorexia não irá ficar satisfeita com a perda de peso, pois nunca será suficiente, muito pelo contrário, o foco no peso corporal mantém a perturbação e acentua a sua sintomatologia.
Além do sintoma mais marcante que é a restrição alimentar severa, muitas vezes a anorexia nervosa é acompanhada de práticas excessivas de exercícios físicos ou ainda a compensação do que comem através de vômitos, laxantes e diuréticos.
Essa restrição pode levar a uma série de complicações físicas que podem ser fatais, como desnutrição, enfraquecimento ósseo, problemas cardíacos e comprometimento do sistema imunológico.
Além dos aspectos físicos, a anorexia nervosa também impacta significativamente a saúde mental. Indivíduos afetados frequentemente experimentam ansiedade, depressão e uma obsessão constante com comida, peso e imagem corporal. Mesmo quando estão visivelmente abaixo do peso saudável, a percepção distorcida faz com que eles se vejam como acima do peso.

Pode ser que você ache esse corpo desejável, mas gostaria que você soubesse que não é normal e muito menos saudável, ver beleza num corpo que só chegou nessa forma porque está doente.

Pode ser que você ache esse corpo desejável, mas gostaria que você soubesse que não é normal e muito menos saudável, ver beleza num corpo que só chegou nessa forma porque está doente.
O diagnóstico é feito através dos critérios descritos no DSM-5 TR que é o manual de transtornos psiquiátricos americano, que refere a existência de 2 subtipos de anorexia nervosa: o restritivo e o compulsivo-purgativo:
-
Anorexia nervosa restritiva: a pessoa perde peso através da restrição da ingestão calórica, limitando imensamente a alimentação e fazendo exercício físico intenso para perder peso e não tem episódios em que ingere compulsivamente os alimentos. Assim, no subtipo restritivo, a pessoa recorre sobretudo a dieta hipocalórica, jejum ou atividade física intensa.
-
Anorexia compulsivo-purgativa: caracteriza-se por episódios de ingestão compulsiva real ou percebida de alimentos e pelo recorrer ao vômito ou a medicação – laxantes, diuréticos ou enemas.
É importante ressaltar que a anorexia nervosa não é apenas uma questão de escolha, vaidade ou estilo de vida. Trata-se de uma condição médica séria que requer compreensão, apoio e tratamento adequado o mais rápido possível.
Principais Sintomas e
Sinais de Alerta
Marque sua consulta.
Recupere o controle
da sua vida e tenha paz!
